A cadeia produtiva da construção inclui a ocupação de terras, a extração de matérias primas, a produção e o transporte de materiais, a construção de edifícios e a geração e a disposição de resíduos sólidos. Os engenheiros dizem que, em relação à quantidade de materiais, estima que em um m² de construção de um edifício são gastos em torno de uma tonelada de materiais, demandando grandes quantidades de cimento, areia, brita, etc., sendo, ainda, gerados resíduos devido às perdas ou aos desperdícios nesse processo. Assim, mesmo que se melhore a qualidade do processo, sempre haverá perda, sendo estimado que em canteiros de obra no Brasil há uma média de geração de entulho de 0,12 t/m2.
Diante da crescente importância, a questão também começa a pautar os médios e pequenos empresários, que já buscam conhecer mais sobre pequenas ações que podem trazer grandes mudanças. O primeiro ponto a se considerar é que antes de tudo, para que um projeto seja sustentável, ele precisa, necessariamente, ser economicamente viável.
Por isso, para que seja válida e sustentável, o mais importante é que a ação, de médio ou longo prazo, seja paga com a própria economia gerada.
Gostou? compartilhe com seus amigos nas redes sociais
Acompanhe semanalmente as publicações e mantenha-se informado quanto aos serviços oferecidos e sobre o segmento da construção civil no geral.
AlfaSolo Fundações e Construções